fbpx
Cultural

Centro Histórico e Cultural Isidoro Baptista

O atrativo é a integração de vários prédios históricos, praça e antigo centro administrativo. O local abriga o antigo paço municipal, a antiga cadeia pública e a igreja matriz. Além do importante conjunto arquitetônico histórico, possui um espaço cultural para oferecer apresentações artísticas.

O projeto para a unificação das praças da Matriz com o Centro Administrativo Isidoro Baptista teve início no ano de 1990. Coordenado pelo arquiteto Denis Mendes de Moraes e a paisagista Helena Morais, a idéia era dotar a cidade de mais um espaço de convivência familiar, convergência do turismo e manifestações culturais.

No ano de 1998 foi analisado e incorporado ao Plano Estratégico de Ações para o Turismo de Paraguaçu, sob orientação do SEBRAE. A proposta inicial era eliminar uma parte da rua Irmã Gomes e criar um espaço de convívio, com jardins, espelho d’agua e uma arena para apresentações artísticas.

Com uma área total remodelada de 6.000m2 dos quais 2.000m2 de piso mosaico português (com a mesma padronização da Praça Nove de Julho, ou seja, motivos e desenhos inspirados na arte indígena da região); 2.500 m2 de jardins e canteiros; arena para apresentações artísticas e um quiosque para exposição de artesanato, formam, juntamente com a recuperação dos prédios da antiga sede da prefeitura municipal (Paço Municipal) que abriga o Centro de Difusão de Arte e Cultura e do prédio onde funcionou a antiga Cadeia que abriga a 2ª Companhia da Polícia Militar, com certeza, um conjunto histórico-arquitetônico de grande importância para a cidade, principalmente como Estância Turística.

Comentários
Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo