fbpx
NaturalRoteiros

Cachoeiras

Histórias em Destaque
  • Gruta Toca da Onça
  • Cachoeira do Índio Serôdio
  • Fenda
  • Cachoeira do Índio Serôdio
  • Salto do Nagamatsu
  • Água da Cachoeir
  • Cachoeira do Alegre
  • Cachoeira Tio Minguta
  • Salto do Capivara
  • Cachoeira do Cris
  • Cachoeira da Cabiúna
  • Salto da Roseta
  • Cachoeira Pouso Alegre
  • Cachoeira dos Oliveiras
  • Cachoeira do Lajeadinho

Conhecida como “Cidade das Águas” pela abundância de águas em todo o município, Paraguaçu Paulista possui água quente jorrando de uma fonte natural rica em flúor, cachoeiras e os rios Alegre e Água das Mortes que se juntaram para criar o maior lago da região, conhecido como Grande Lago. A baixo constam algumas das quedas d’aguas mais conhecidas da nossa Estância Turística, confira:

Gruta Toca da Onça: Na divisa de municípios entre a Estância Turística de Paraguaçu Paulista e Quatá, existe uma cavidade natural conhecida como Toca da Onça, um grande potencial atrativo turístico, com uma variada fauna e flora interna, onde pode-se encontrar um pequeno córrego que surge de dentro da caverna, e em sua boca uma cachoeira com sete metros de altura. Distante 24 km da sede do município da Estância Turística de Paraguaçu Paulista, com acesso pela Rodovia SP 284. Esta gruta possui uma vegetação que se estende por aproximadamente 10 metros da entrada. Deste ponto em diante, não recebe mais luz do sol, impossibilitando a presença de flora. No seu interior existem desmoronamentos de grandes proporções. A presença humana está registrada com a inscrição gravada na rocha “AP 1949”. Segundo pesquisas, pessoas que penetraram na Toca da Onça no passado afirmam que sua extensão era algo em torno de 1 km, contra os 73 m possíveis de se alcançar atualmente.


Fenda: A Fenda, antes chamada de Timbre por moradores locais é uma fenda no meio de uma rocha com aproximadamente 100 metros de comprimento, com 5 de largura e 15 de altura. É possível ver o topo da cachoeira que desce pra dentro do cânion. As trilhas ali podem ir mudando de lugar de acordo com deslizamentos ou queda de árvores e por isso pode não ser muito fácil descer até o interior do cânion. Mas é possível!

Depois de conseguir vencer o desnível de mais de 20 metros, é só caminhar de volta subindo o rio para adentrar no cânion e ficar de frente pra essa enorme cachoeira

 

Roteiro GPS


Cachoeira do Índio Serôdio: A Cachoeira do Índio Serôdio tem esse nome pois havia um índio que morava no local e apenas deixava se banhar ali quem fosse amigo dele. A cachoeira fica localizado próximo ao distrito de Conceição de Monte Alegre a uma corredeira um pouco acima da mesma onde excursionistas de toda região visitam este local.


Salto do Nagamatsu: Localizada no distrito da Roseta, existem dois saltos, cada um de aproximadamente 1,50 metro, possui este nome pelo motivo das terras serem antigamente da tradicional família Nagamatsu.

Vídeo.


Água da Cachoeira: Conhecida como Cachoeira do Horto, por ficar próxima ao Horto Florestal de Paraguaçu Paulista, sua água são claras e constantemente são visitadas pelas ciclistas da região. Simples e cheia de beleza, a Cachoeira do Horto guarda histórias de muitos paraguaçuenses.

Vídeo.


Cachoeira do Alegre: Localizado próximo ao bairro do Campinho, o rio que forma a cachoeira é o
mesmo que abastece de água o município de Paraguaçu Paulista.


Cachoeira Tio Minguta: Localizada no Bairro da Mambuca, dentro de uma propriedade que pertence à família de Domingos Paulino Vieira – conhecido como Minguta, um dos fundadores de Paraguaçu Paulista


Salto do Capivara: Localizado próximo ao bairro de Cardoso de Almeida, é uma queda d’água que tem o maior volume de água de todas que o município possui.

Vídeo.


Cachoeira do Cris: Esta cachoeira fica localizada no bairro da Cabiúna e é visitada por moradores e excursionistas de toda a região. Recebe este nome de cachoeira do Cris, devido ao fato da trilha feita até ela for feita por um rapaz com o nome Cristian.


Cachoeira da Cabiúna: Cachoeira localizada também no bairro da Cabiúna na zona rural do
município, suas águas são claras e a presença de vegetação fechada ao entorno o
seu acesso se dá por uma trilha.


Salto da Roseta: Fica localizada no distrito da Roseta, é um salto de aproximadamente 12
metros de altura, onde o visitante pode adentrar ao meio da queda.

Vídeo.


Cachoeira Pouso Alegre: Localizada próximo no bairro rural de Cardoso de Almeida, as águas são
claras e o rio que a forma é o córrego Pouso Alegre.


Cachoeira dos Oliveiras: Localizada na divisa do município de Paraguaçu com o município de Maracaí,
é uma cachoeira que permite que o visitante fique atrás de sua queda sem se molhar.
Recebe este nome de cachoeira dos Oliveiras.


Cachoeira do Lajeadinho: A cachoeira do Lajeado fica localizado próximo ao trevo de acesso a usina Zillor, a presença de área de preservação permanente na proximidade da cachoeira que tem suas águas transparente.

Fonte: Acervo Território Brasil
Comentários
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo